> Home > Presenças > GLAUCO JOSÉ LONGO

PRESENÇAS

Perfil biográfico de ilustres personalidades de nossa região

GLAUCO JOSÉ LONGO

GLAUCO JOSÉ LONGO
Quando o talento criativo caminha de mãos dadas com o empreendedorismo, as competências florescem! O perfil de Glauco José Longo evidencia que seu talento inventivo é o condutor dos rumos de sua trajetória pessoal e profissional.
Nasceu em Amparo, em 02/4/1943, filho do casal Clementino Lúcio Longo e Ercília Caruso Longo. Relatos familiares dão conta que brincando no porão da casa da avó, Glauco criou um periscópio rudimentar e com essa engenhoca conseguia enxergar por sobre o muro numa inconteste manifestação de sua veia inventiva já nos primeiros anos de vida! Também o talento artístico se revelou cedo: aos nove anos de idade Glauco era exímio pianista, aluno brilhante da renomada profa. Olga Normanha, de Campinas. Na adolescência esses pendores foram desabrochando como promessa de grandes realizações futuras.
Após cursar Engenharia Elétrica (com ênfase no setor de Eletrônica) na FEI, foi trabalhar na empresa Phillips, em São Paulo. Não demorou a ser convidado a gerenciar o departamento de acústica da empresa. Mas, nessa fase de sua vida, uma enfermidade que nunca foi plenamente diagnosticada, mudaria completamente o curso de suas metas profissionais. A doença o trouxe de volta a Amparo, em busca de aconchego familiar e também de tratamento médico. Foi nesse período que conheceu aquela que viria a ser sua linda esposa, Solange Helena Pínola Longo, a mãe de seus quatro filhos: Priscilla (Engenheira de Produção), Bianca (Fisioterapeuta), Rafael (cursando Engenharia Eletrônica) e Glauco (Designer gráfico).
Enquanto percorria diversos centros médicos em busca de tratamento, decidiu que não ficaria profissionalmente parado e estruturou uma empresa de caixas de som - a Spectra Audium, na qual ele era o único engenheiro e cujo sucesso resultou na elaboração do projeto de acústica do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A sua enfermidade, degenerativa e progressiva, comprometia os movimentos da mão direita, o que o levou a intenso tratamento fisioterápico com os aparelhos disponíveis na época - corrente elétrica, ultrassom e outros - todos importados, caros e sem manutenção nacional. O constante contato com tais aparelhos mais uma vez despertou sua natural curiosidade inventiva. Solicitado a fazer, por camaradagem, a manutenção de um deles, dominou com facilidade as minúcias daquela estrutura eletrônica. Isso o inspirou a fabricar, de maneira quase artesanal, os primeiros aparelhos destinados à fisioterapia. Assim surgiu o Tensys, aparelho de corrente elétrica para alívio da dor. Contou com muitos colaboradores, entre eles o fisioterapeuta Nelson Fiurini Jr, de Itapira, responsável pelos testes clínicos dos aparelhos idealizados por Glauco.
E como o acaso conspira a favor dos artistas e dos inventores, conheceu aquele que viria a ser seu sócio, Pérsio Decicine, que começou a fazer a divulgação do aparelho junto a seus inúmeros contatos. Envolvendo mais uma figura de peso em torno de seu projeto, o tenista Carlos Alberto Kirmayr (que pouco tempo permaneceu na sociedade), em 1982 deu início ao empreendimento de vulto: a KLD, uma sigla que aglutina as iniciais dos sobrenomes dos três sócios. Sua primeira sede foi no 3º andar do edifício Maria Lúcia, no centro de Amparo. Em 1994 a KLD mudou para prédio próprio, amplo e bem localizado, na Av. Europa, onde hoje possui duas unidades e está prestes a inaugurar a terceira, operando com mais de 100 funcionários, atendendo todo território nacional e exportando para Colômbia, Peru, Chile, Bolívia, Equador e Venezuela, além de já estar prospectando o mercado europeu e americano.
Após enfrentar com bravura e otimismo as adversidades impostas pela doença, Glauco faleceu em 11/9/2006. A família, num misto de saudade e justificado orgulho, lembra que ele jamais se rendeu ao desânimo. Com a mão esquerda, sadia, continuou executando lindas páginas ao piano, bem como desenhando com talento e arte. Participou ativamente da estruturação da KLD, introduzindo o pioneirismo dos treinamentos na empresa para profissionais que fariam uso dos sofisticados aparelhos ali produzidos. Inúmeros TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) fazem referência e apresentam agradecimento a ele pela ajuda, disponibilidade e orientação técnica. Seu gênio inventivo e determinação foram maiores que as limitações impostas pela enfermidade. Em sua homenagem, o confortável auditório da empresa leva honrosamente seu nome: Glauco José Longo, um empreendedor! (Texto: Eliana Dagmar)

ESPALHE!
PUBLICIDADE
Eliana Dagmar Treinamentos - Comunicação para o Sucesso! - (19) 3807-5121
Últimas Notícias

12/05/2017

ACEA elegeu a Mãe Símbolo amparense 2017

09/05/2017

Governo promove ação para cliente renegociar dívida bancária pela internet

09/05/2017

Campinas é cidade-sede do Pint of Science 2017

09/05/2017

Itapira: Pérola Negra 2017 presta homenagens

26/04/2017

Ponte Preta na disputa final do Campeonato Paulista
Dagmar News
Dagmar News

Seu Portal de Notícias do Circuito das Águas Paulista

CONTATOS

(19) 3807-8214

contato@dagmarnews.com.br