> Home > Notícias > Itapira adere ao Programa Criança Feliz

Itapira

Itapira adere ao Programa Criança Feliz

19/03/2017
Itapira adere ao Programa Criança Feliz

Desde o último dia 23 de fevereiro Itapira faz parte oficialmente do Programa Primeira Infância no SUAS, chamado pelo Governo Federal de Criança Feliz. O lançamento oficial no Estado de São Paulo ocorreu na última sexta-feira, 10 de março.
"Essa é mais uma ação que visa a qualidade do atendimento prestado ao cidadão itapirense. Com esse programa conseguiremos dar uma atenção especial às nossas crianças", destacou o prefeito José Natalino Paganini.
O programa do Governo Federal tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, ao considerar sua família e seu contexto de vida. Seu público é formado por gestantes e crianças em situação de vulnerabilidade social que estão inseridos dentro de dois grupos: I - famílias com gestantes e crianças de até 36 meses beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças de até 72 meses beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social; e II - crianças de até 72 meses afastadas do convívio familiar em razão de aplicação de medida de proteção.
A adesão de Itapira foi de 100 atendimentos ao mês, resultando num repasse de R$5.000,00 mensais pelo Governo Federal. Dentre as ações que serão desenvolvidas constam visitas domiciliares, qualificação da oferta de serviços socioassistenciais e fortalecimento da articulação da rede, qualificação dos serviços de acolhimento, fortalecimento da intersetorialidade entre as secretarias de assistência social, saúde e educação e com o Sistema de Justiça e Garantia de direitos e capacitação e apoio técnico.
O secretário de Promoção Social, Tiago Fontolan, disse o programa vem para auxiliar o trabalho desenvolvido pela pasta no que diz respeito aos grupos priorizados. "É um programa que vem para somar com as atividades que já são desenvolvidas pelos nossos equipamentos e que nos ajudará a melhorar o atendimento ofertado aos nossos usuários", declarou.
A Assistência Social é uma das políticas que integra o ‘Criança Feliz', que é um programa intersetorial. A participação fortalece atenções já desenvolvidas no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) às gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias, aprimora ofertas existentes no âmbito da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial.
Os municípios interessados em participar tinham que cumprir algumas exigências, como a disposição de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) com uma estrutura física adequada e várias atividades em andamento e contar com pelo menos 140 indivíduos do grupo prioritário do programa.
Com a adesão confirmada, os técnicos da Secretaria de Promoção Social aguardam agora a manifestação do Governo Federal que enviará as diretrizes de trabalho em relação à capacitação profissional.

 

ESPALHE!

Outras notícias.

PUBLICIDADE
Eliana Dagmar Treinamentos - Comunicação para o Sucesso! - (19) 3807-5121
Últimas Notícias

12/05/2017

ACEA elegeu a Mãe Símbolo amparense 2017

09/05/2017

Campinas é cidade-sede do Pint of Science 2017

09/05/2017

Itapira: Pérola Negra 2017 presta homenagens

09/05/2017

Governo promove ação para cliente renegociar dívida bancária pela internet

26/04/2017

Ponte Preta na disputa final do Campeonato Paulista
Dagmar News
Dagmar News

Seu Portal de Notícias do Circuito das Águas Paulista

CONTATOS

(19) 3807-8214

contato@dagmarnews.com.br