> Home > Notícias > Aplicativo para celular ajuda famílias de pessoas com Síndrome de Down

Geral

Aplicativo para celular ajuda famílias de pessoas com Síndrome de Down

19/03/2017
Aplicativo para celular ajuda famílias de pessoas com Síndrome de Down Luciana Heredia, Kátia Moretti, Graciela Brocardo e Vivi Reis são mães de crianças com Síndrome de D

O aplicativo Elo21 para smartphones é uma realização pioneira no Brasil, desenvolvido pelo grupo Elo21, coletivo de médicos, profissionais da saúde e da educação que trabalham há muitos anos com crianças e pessoas com Síndrome de Down.
O app estava em testes com famílias da Baixada Santista e agora é oficialmente lançado como parte das atividades e da conscientização para o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03). Já está disponível gratuitamente no Google Play e na App Store.
O app é um diário digital, que ajuda no gerenciamento das consultas, exames, terapias e todas as atividades da pessoa com Síndrome de Down. É também um arquivo das informações passadas pelos profissionais da saúde e educação que atendem a criança e a família. Além disso, ele recebe notícias sobre novas pesquisas e dicas práticas para o dia a dia.
Cofundadora do grupo Elo21, a geneticista Carla Franchi Pinto explica que o aplicativo tem o intuito de auxiliar na organização e no gerenciamento familiar. "Assim como em qualquer condição crônica e complexa, uma família com uma criança com Síndrome de Down tem um desgaste em função de todos os compromissos e atividades. Com o app, essa mãe pode descrever o que aconteceu nas consultas e terapias e os profissionais podem olhar o que os outros colegas estão fazendo para que, juntos, eles possam melhorar a sua atuação", afirma.
Ela complementa que o modelo de atendimento integrado e interdisciplinar é o alicerce do grupo Elo21, em que o trabalho conjunto dos profissionais potencializa o diagnóstico e o atendimento dos outros integrantes do grupo. "Isso amplia a visão e permite uma abordagem com muito mais informação, o que vai melhorar a atuação de cada especialidade. Nossa proposta consiste em uma estratégia de abordagem integral da criança com SD que leve em consideração a visão da saúde de todos na família, em termos físicos, psicológicos e sociais", diz a geneticista do Elo21, que também é responsável pelo setor de Genética Médica do Departamento de Pediatria e Puericultura da Santa Casa de São Paulo e responsável pelo Ambulatório Multidisciplinar de Orientação à Síndrome de Down da Santa Casa de São Paulo (Amor/SDSC).
A fundadora do Projeto Inclusivamente, Vivi Reis, que é mãe de uma criança com Síndrome de Down, está utilizando o aplicativo desde a fase de testes e aponta as vantagens da iniciativa. "Além da praticidade de ter as informações mais importantes sobre exames e consultas no celular, o aplicativo amplia o acesso das famílias a informações de qualidade que, muitas vezes, ficam restritas àqueles que participam de grupos de discussão nas redes sociais", comenta Vivi, que também é ativadora do Movimento Down.
Para a farmacêutica bioquímica Graciela Brocardo, que também é mãe de uma criança com Síndrome de Down, o app Elo21, além de ajudar na organização da agenda, promove o empoderamento das famílias. "Uma criança com SD normalmente tem consultas e atendimentos a cada 15 dias. É muito importante ter informações para conversar e questionar os médicos e profissionais da saúde. Se o médico não pede um exame que está no protocolo, você sabe que tem algo faltando e pode alertá-lo", comenta.

Sobre o grupo Elo21 - O Elo21 é um coletivo de médicos, terapeutas, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e educadores físicos, entre outros profissionais da saúde e educação, que estudam e trabalham com Síndrome de Down há muitos anos.
O objetivo do coletivo sediado na cidade de São Paulo é aprimorar a qualidade das terapias e pesquisas, ao mesmo tempo em que estimula a comunicação e colaboração entre os profissionais e ajuda a pessoa com SD a recriar e reforçar seu elo com o mundo, partindo de sua própria família.
A principal defesa do Elo21 é de um atendimento integrado e interdisciplinar, com foco não apenas na criança ou pessoa com Síndrome de Down, mas também em sua família e seus ambientes sociais.

Baixe o app Elo21 na loja de aplicativos do seu celular:
Link para celulares Apple: bit.ly/elo21ios
Link para celulares Android: bit.ly/elo21android

 

ESPALHE!

Outras notícias.

PUBLICIDADE
Eliana Dagmar Treinamentos - Comunicação para o Sucesso! - (19) 3807-5121
Últimas Notícias

12/05/2017

ACEA elegeu a Mãe Símbolo amparense 2017

09/05/2017

Campinas é cidade-sede do Pint of Science 2017

09/05/2017

Itapira: Pérola Negra 2017 presta homenagens

09/05/2017

Governo promove ação para cliente renegociar dívida bancária pela internet

26/04/2017

Ponte Preta na disputa final do Campeonato Paulista
Dagmar News
Dagmar News

Seu Portal de Notícias do Circuito das Águas Paulista

CONTATOS

(19) 3807-8214

contato@dagmarnews.com.br