> Home > Colunistas > Escolhas

Colunistas

 

Eliana Dagmar
escritora, jornalista
e apresentadora de rádio e TV
Fone: (19) 3807-8214
E-mail: eliana@elianadagmar.com.br

Escolhas

26/04/2017       0 comentários       Comente este artigo

Há pessoas que atravessam uma vida inteira se queixando da incompreensão alheia; pessoas que se reconhecem como vítimas do distanciamento daqueles com os quais convivem. Mergulhadas num oceano de reclamações, conferem a si próprias o estigma da infelicidade, do infortúnio, da desesperança...

Você conhece pessoas assim? Ao dobrar as esquinas da vida nos deparamos com muitas delas carregando sobre os ombros o pesado fardo da solidão . Pessoas centradas exclusivamente no próprio eu, incapazes de perceber que existe mundo além do próprio umbigo, invariavelmente têm dificuldade de relacionamento interpessoal. Quem se habitua a focar suas questões com lentes de aumento, dando-lhes uma importância que, por vezes, não merecem, tem como resultado a potencialização exponencial de aspectos irrelevantes. Quem se acostuma a caminhar por veredas estreitas faz da solidão uma companhia constante. Num círculo vicioso, quanto mais se distanciam das pessoas, mais reforçam a solidão de que tanto se queixam, alimentando seu coração com as mágoas que povoam o universo dos que não sabem caminhar na direção do outro.

Nascemos com uma sina determinada: conviver. Essa premissa inclui a existência indispensável do outro em nossa própria existência. É certo que a interação com o outro será permeada por desencantos, decepções e angústias... mas também por afetos satisfeitos e realizações que justificam (com largueza!) os descompassos inerentes ao existir. Quem hasteia a bandeira da solidão, condena-se ao jugo do maior de todos os carrascos: o próprio “eu” que, inflexível, compreende o outro como inimigo e não como parceiro dos desafios plurais da existência humana. Fruto de escolhas permanentes, nosso caminho é determinado pelos rumos que vamos assumindo a cada dia.

Cabe-nos a tarefa de vigiar constantemente nossas escolhas, e refrear a tendência de nos enxergarmos como eternas vítimas e enxergarmos os outros como implacáveis algozes de nossa intangível felicidade!

 

 

ESPALHE!
Comentários enviados.

Nenhum comentário enviado até o momento.

 Participe! Envie seu comentário sobre este artigo.
Nome:
E-mail:
Comentário:
 
PUBLICIDADE
Eliana Dagmar Treinamentos - Comunicação para o Sucesso! - (19) 3807-5121
Últimas Notícias

12/05/2017

ACEA elegeu a Mãe Símbolo amparense 2017

09/05/2017

Governo promove ação para cliente renegociar dívida bancária pela internet

09/05/2017

Campinas é cidade-sede do Pint of Science 2017

09/05/2017

Itapira: Pérola Negra 2017 presta homenagens

26/04/2017

Ponte Preta na disputa final do Campeonato Paulista
Dagmar News
Dagmar News

Seu Portal de Notícias do Circuito das Águas Paulista

CONTATOS

(19) 3807-8214

contato@dagmarnews.com.br